Fernando Pessoa ortónimo
obsessão da análise racional
intelectualização e ausência de sentimento
choque entre o que sente e o que pensa, entre o sentimento e a sua expressão racional
oposição entre sinceridade/fingimento, sentir/pensar, vontade/pensamento
fragmentação do Eu
negativismo: tédio e decepção, dor de pensar
nostalgia da infância, inveja de entes ou situações marcados pela inconsciência
musicalidade e ritmo (quadra popular/rima interna)
paradoxos e oxímoros
Fernando Pessoa – o poeta da “Mensagem”
intuição de um destino colectivo e épico para Portugal
renovação de mitos/sebastianismo
uso de símbolos
referência, directa ou simbólica, das qualidades do povo português (predestinado por Deus, com capacidades visionárias, capaz de concretizar o que sonha)
Alberto Caeiro
objectivismo: recusa de tudo o que pertença ao sujeito (sentimentos, emoções, intelectualizações)
sensacionismo físico: contacto com o real através dos cinco sentidos, com predominância da visão (poeta do olhar)
poeta antimetafísico (desenvolve um metafísica da antimetafísica): recusa de pensar, de qualquer mistério ou misticismo do mundo
panteísmo naturalista: paganismo, concepção de uma divindade plural presente em todos os elementos da natureza
verso livre, métrica e estrofação irregulares, acompanhando a linha do pensamento
linguagem simples: vocabulário corrente e ligado ao real objectivo (sobretudo ao campo lexical da Natureza), tom coloquial, adjectivação objectiva (descritiva)
Ricardo Reis
epicurismo: fruição dos prazeres simples (geralmente ligados à natureza física)
estoicismo: ataraxia (tranquilidade para evitar a perturbação), moderação nos prazeres para evitar a dor, autodisciplina, recusa de lutar ou tentar compreender; aceitação do destino, indiferença perante as paixões e a dor
paganismo: referência a divindades greco-romanas (os deuses no Olimpo, distantes do Homem)
preceitos horacianos: "carpe diem" e "aurea mediocritas"
uso de métrica e estrofação regulares (a ode)
verso branco (sem rima)
linguagem culta, com frequentes latinismos
uso do hipérbato (alteração na ordem lógica da frase)
Álvaro de Campos (2ª fase)
futurismo: elogio da civilização, fascínio pela máquina e pela tecnologia; atitude pouco convencional, escandalosa
sensacionismo extremo (“sentir tudo de todas as maneiras”): presença de todos os dados dos cinco sentidos, identificação com as máquinas/a modernidade, mistura de dados objectivos e subjectivos
verso livre, em geral longo, métrica e estrofação irregulares
onomatopeias e sinestesias complexas
mistura de níveis de língua, enumerações, exclamações, interjeições
terça-feira, 18 de maio de 2010
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